5 Senadores da extrema direita apresentaram um pedido de instalação de uma CPI para apurar os atos que eles consideram arbitrários praticados pelo STF e TSE que desarmaram atos golpistas.
Entre alguns atos que citam e a busca e apreensão nas residências dos 10 empresários que fizeram declarações golpistas incitando o povo a não aceitar a vitória de Lula.
Com certeza o foco principal será dado a decisão do TST derrubar a ação judicial do PL para anular as eleições.
Sabemos que dificilmente essa CPI será instalada, mas o que preocupa que 81senadores e Deputados assinaram um requerimento liderado pelos Senadores e Deputados mais extremistas do Congresso Nacional.
Esse requerimento se deu sob a égide do Congresso cessante. Imaginem o novo Congresso que vai assumir em janeiro que será mais extremista.
Isso prova que o Lula para governar precisa ter o controle das duas casas do congresso .
Caso contrário vão instalar uma CPI a cada semana.
Me parece que as coisas não estão muito claras. O Presidente da Câmara Arthur Lira já garantiu sua recondução ao cargo com a fusão do PP e do União Brasil, antigo DEM.
Se o Lula tinha interesse de negociar com o Lira para compor a nova Mesa Diretora da Câmara, o peixe fugiu da rede. Agora resta somente atrair estes Partidos com outras iscas, mas sem controlar o voto total de suas bancadas.
No senado o quadro do ano que vem e um pouco pior, mas existe melhor relação com o atual Presidente. Creio que sua recunducao ao cargo e um meio de evitar um futuro impeachment a partir dessa casa.
Mas para concluir nos resta apenas a mobilização popular, caso contrário podemos ser atropelado por um processo de impeachment antes do governo engrenar e conseguir implantar melhorias para o povo. Estamos num deserto de travessia difícil e somente o povo como protagonista fará que nao sejamos vítimas de um golpe da extrema direita que fica vagando por todos os cantos da nação.