Foto: Luís Delai/105 FM
Após semanas de baixas, a gasolina deverá ficar mais cara nos próximos dias. Em Santa Catarina, o preço médio de revenda deve chegar a R$ 4,89 .
O vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Santa Catarina (Sindipetro-SC), Gabriel Wulff, fala sobre o aumento.
“O anidro tem subido já faz um mês. Ele é avaliado diariamente. O anidro tem subido, é normal. Quando chega final do ano, ele começa a subir de preço. O produto é sazonal, de safra. Esse movimento já tem acontecido.
O impacto no preço depende do repasse, de como cada praça recebe. O sindicato está informando apenas que é possível que os revendedores comecem a repassar seus custos conforme eles forem recebendo. O mercado é livre, cada revendedor toma a decisão que achar pertinente”, define.
O preço da gasolina nos postos de combustível do país teve alta de 1,47% segundo a pesquisa semanal realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A última edição do levantamento, divulgada ontem (17), indicou que o consumidor brasileiro pagou em média R$ 4,86 por litro na semana de 9 a 15 de outubro.
A Petrobras não anuncia mudanças nos preços praticados em suas refinarias há mais de 1 mês. A última alteração foi uma redução de 7% anunciada no início de setembro.