A Ponte
Publicada pela PAULUS Editora, a obra “A Ponte”, escrita por Fernanda de Oliveira, com fotos de Paula Oliveira e ilustrações de Caetano Cury e Elizaveta Ishchenko, narra uma bonita história de amizade entre um senhor e um menino.
Trata-se de livro musical e interativo, escrito em português e inglês, composto de música original e narração por QR Code, que conta essa história de amizade em duas versões: a primeira versão com ilustrações de Caetano Cury é voltada para as crianças, onde o enredo é contado na perspectiva de um menino, que de sua sacada imagina um mundo repleto de aventuras. Nesta primeira história, a criança rompe a distância física ao visitar um idoso recluso em sua varanda fria e sombreada .
Na segunda versão, dedicada para os adultos, de modo especial, vovôs e vovós, o idoso é o protagonista que resgata e compartilha suas memórias e experiências de vida, dando a cada lembrança um novo sentido, algo que na velhice, muitas vezes, fica esquecido e torna a vida mais difícil e solitária.
“Desde pequena, sempre tive uma empatia muito grande por vovós, vovôs e crianças. Não podia ver nenhum deles sofrendo, que sofria o meu coração. Certa vez, estava andando e vi que uma senhora de cabelos branquinhos, caiu e se machucou e aquilo doeu meu coração. Que vontade que eles não sofram e, na pandemia, eles sofreram muito, pois ficaram isolados”, conta Fernanda.
Conforme o relato da autora, este livro foi escrito inspirado no cenário onde ela vive em Barcelona (Espanha), e no contexto da pandemia. Fernanda teve a ideia de escrever esta obra pensando em muitas possibilidades que as pessoas mais jovens e as crianças possuem, diferentes dos mais idosos que viveram isolados em suas casas e nem sempre conseguiam alcançar a luz do sol durante a pandemia.
Por meio do sentimento de empatia, surgiram esses dois personagens que, para driblar as coisas não tão boas da vida, se permitiram construir um elo de amizade para colorir a vida com sabedoria e entusiasmo. Em “A Ponte”, a autora instiga o leitor a conhecer essa história de conexão e sintonia entre duas pessoas de idades e tempos diferentes. Segundo a publicação, o enredo permitirá ao leitor aprender sobre coisas antigas e novas, onde a vida é feita de pontes e atravessá-las é uma escolha, e só saberá o que tem do outro lado quem se arriscar.
Para contar essa história, a autora une ilustrações e fotos reais que trazem ao texto reflexões sobre a realidade e cotidiano das pessoas, como o contexto da pandemia, ao mesmo tempo que as ilustrações carregam o texto de leveza, arte, poesia, ludicidade e beleza. O livro é resultado de um trabalho que reuniu muitos profissionais, entre eles autora, ilustradores, fotógrafa e músicos, resultando em um delicado e diferenciado livro escrito com muito carinho para grandes e pequenos leitores. Nesta perspectiva, o desfecho dessa história poderá ser descoberto ao passo que o leitor atravessar a ponte junto aos personagens. O livro é indicado para crianças, adultos, educadores, professores e escolas e também pode ser visto como uma ótima opção de presente para toda a família.
Sobre os autores:
Fernanda de Oliveira é natural de Brasília (DF) e autora de mais de 30 livros infantojuvenis. Possui um canal no youtube chamado Fê Liz, no qual canta, conta, incentiva a leitura