Psicóloga, psicoterapeuta e psicanalista Beatriz Breves, que já catalogou mais de 500 sentimentos, explica a importância de expressar o que sente para uma melhor qualidade de vida
Muitos acreditam que os sentimentos podem desaparecer quando permanecem apenas dentro de si, mas não é bem assim. A realidade, e não é necessário ser nenhum especialista para dizer, é que se as emoções são retidas, podem se intensificar a ponto de virar verdadeiras bombas-relógio prestes a provocar prejuízos à saúde mental, psicológica e física.
A repressão, uma tentativa de defesa contra o sofrimento, pode ocorrer devido ao crescimento em um ambiente em que há pouco ou nenhum espaço para expressar os sentimentos .
Segundo Beatriz Breves, psicóloga, psicanalista, psicoterapeuta e especialista na Ciência do Sentir que já catalogou mais de 500 sentimentos durante 30 anos de estudos, afirma que saber lidar, identificar e trabalhar o que sente é essencial para equilibrar a saúde mental e melhorar qualidade de vida. “Sendo cada pessoa única, com uma única história e experiências de vida pessoal fica difícil afirmar com precisão o que exatamente leva uma pessoa a sentir dificuldades para expressar o que sente. Entretanto, se torna possível pensar que a ignorância sobre os sentimentos e a sua dinâmica de funcionamento seria o fator que impõe maior dificuldade às pessoas para expressarem o que sentem”, revela Breves.
Para que mais pessoas saibam como expressar os sentimentos, a especialista separou dicas que podem ajudar a falar sobre o que sente. Confira:
Sobre a especialista: presidente, membro efetivo e fundador da Sociedade da Ciência do Sentir (SoCiS), Beatriz Breves é mestre em Psicologia pela American Word University (AWU/Iowa/USA), psicóloga, bacharel e licenciada em Física, com especialização em Física Moderna com base na Física Clássica pela Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE). Também é psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise, filiada à International Psychoanalytical Association (SBPRJ/IPA), e psicoterapeuta analítica de grupo pela Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo (SPAG-E.Rio), da qual foi presidente no biênio 1998-99. Autora da Ciência do Sentir, entre outros livros escreveu: “Macromicro – A Ciência do Sentir”, “O Homem Além do Homem”, “A Fronteira do Adoecer – Por que Você Adoece?”, “O Eu Sensível”, e “Falando de Sentimentos com Beatriz Breves”, “Entre o Mistério e a Ignorância – o Desvendar da Psique Humana” todos publicados pela Mauad Editora.
Site: www.beatriz.breves.net.br Redes sociais: Facebook | Instagram
Ficha Técnica:Título: Entre o mistério e a ignorância - O Desvendar da Psique HumanaAutora: Beatriz BrevesISBN: 9786587631486Páginas: 160 páginasFormato: 15 x 23 cmPreço: R$ 45,90 e R$ 35,10 (eBook)Link de compra: Amazon e Google Books