Centro de Excelência é capaz de diminuir tempo de processo, além de gerar uma redução de custo de 30 a 40% em comparação a consultorias do mercado
Existe vantagem em dissociar uma área do restante da empresa? A 7Stars Ventures comprova que sim. Inspirada no conceito de Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que surgiu na década de 70 nos Estados Unidos com o intuito de otimizar a performance das demandas do negócio, a holding de investimentos em startups em estágio inicial migrou o Recrutamento & Seleção, até então sob o guarda-chuva da área de Recursos Humanos, para um Centro de Excelência.
A iniciativa, que teve início em outubro de 2021, já fechou mais de 70 posições estratégicas para 18 companhias em seu portifólio, reduzindo assim o custo de 30 a 40% comparado às consultorias de recrutamento do mercado .
“A ideia ganhou vida a partir de questionamentos de como poderíamos garantir uma excelente experiência de recrutamento e seleção, que contemplasse tanto uma diminuição do prazo de entrega para as áreas de negócios, quanto a disseminação da cultura e, consequentemente, um fit entre os candidatos e as nossas empresas”, diz Gabriel Zamboni, head de Recursos Humanos da 7Stars. Atualmente, a estrutura do Centro conta com um time de consultores altamente qualificado, com o foco em encontrar candidatos para ocuparem posições em diversos níveis nas áreas comercial, tecnologia, produto e marketing.“A proposta é permanecer full time em contato com o mercado a fim de criar um relacionamento com esses talentos, que passarão a entender melhor a missão, propósito, valores e estrutura da holding”, revela o executivo. Em paralelo, a equipe também mantém uma conversa com os diretores das investidas para permanecer por dentro das necessidades de cada um dos negócios.
Zamboni também explica que o Centro de Excelência não foi desenvolvido para ser uma consultoria, mas sim para servir como uma área eficaz, que realiza um recrutamento e seleção dos melhores profissionais do mercado, a fim de tracionar rapidamente, todos os negócios da 7Stars, diminuindo o tempo de cadeiras vazias. “Às vezes o RH está tão imerso na rotina corporativa que não consegue pensar fora da caixa. Como os consultores não estão inseridos nos negócios, mantêm uma mentalidade totalmente disruptiva, o que ajuda no ganho de assertividade em um menor período de tempo”, pontua o head. Outro benefício é potencializar a visão de marca empregadora, visto que é possível transparecer com claridade a cultura e o funcionamento das investidas.
Para o candidato
O Centro de Excelência é capaz de proporcionar uma experiência única para o candidato. “O interessado acessa a área de vagas do site da 7Stars e logo fica por dentro de todas as investidas da holding. Neste ambiente, também é possível ter o entendimento das fases do processo de seleção, fazendo com que ele saiba exatamente em que etapa está”, afirma Zamboni. Além disso, o head afirma que todos recebem um feedback claro e transparente como prioridade a fim de que consigam se desenvolver melhor para futuras oportunidades.
Para quem for implantar esse projeto na empresa, o executivo reforça a importância de promover uma cultura organizacional alinhada. “Para ter engajamento e retenção de talentos, não adianta nas entrevistas vender princípios que o profissional não irá encontrar no dia a dia corporativo”, exemplifica Zamboni. Por fim, é preciso que o time de RH compre a ideia do projeto, que não veio para diminuir o escopo de atividades, mas sim para contribuir com um aumento de performance da área.
Sobre a 7Stars Ventures
Criada em 2020, a 7Stars Ventures é uma holding de investimentos formada por empreendedores e que fornece mais do que somente o capital necessário para tracionar as companhias, mas também o know how estratégico e de administração, execução operacional e networking, tudo para tornar estas startups, as melhores em seus segmentos e reconhecidas nacionalmente.
Para ver outras notícias acesse o site: www.interativadovale.com