Fabricantes afirmam que a aeronave atingirá mais de 11 mil quilômetros por hora
A Venus Aerospace, uma empresa dos Estados Unidos, anunciou a construção de um avião hipersônico projetado para voar em altitudes elevadas. Segundo a companhia, a aeronave, batizada Stargazer, é capaz de cruzar o mundo de um ponto a outro em tempo recorde .
O termo hipersônico refere-se a veículos ou mísseis capazes de atingir ou ultrapassar a velocidade Mach 5 (6.130 km/h). De acordo com a Venus Aerospace, a Stargazer tem o potencial de atingir Mach 9 (11.025 km/h), o que representa nove vezes a velocidade do som. O veículo está sendo projetado para acomodar 12 passageiros.
Segundo a Venus Aerospace, a Stargazer decolará de um aeroporto convencional e depois subirá até a borda do espaço, voando a uma altitude de 51,8 quilômetros. A expectativa é que os primeiros testes com a aeronave hipersônica aconteçam em 2025. A empresa diz que conseguiu arrecadar 33 milhões de dólares para financiar o projeto.
O Stargazer não é o único projeto de avião hipersônico desenvolvido no momento. Recentemente, uma empresa chinesa anunciou que está trabalhando em uma aeronave do tipo, chamada de Tianxing I. A Força Aérea dos Estados Unidos também está financiando um veículo chamado QuarterHorse, capaz de voar cinco vez mais rápido que o som.
Para mais notícias acesse o site da nossa rádio: www.interativadovale.com