Zoomik/Shutterstock
Além de fazer mal, o ato pode deixar a bateria viciada? E, por falar nisso, existe um percentual mínimo de quando colocar o celular para carregar ou só devemos ligar o telefone na tomada quando descarrega totalmente? O Olhar Digital consultou especialistas no assunto para tirar essas dúvidas!
Para responder a essa pergunta, primeiro é preciso entender que as baterias dos celulares atualmente são de íons de lítio .
Isso, claro, se tratando das baterias com tecnologias mais atuais. Segundo o engenheiro eletrônico Eronides Neto, dependendo do material, existe essa possibilidade de “vício” na carga. “Essa perda é baseada na capacidade dos elementos químicos de reagirem, por isso, ela vai perdendo capacidade com o passar do tempo”, emendou.
A resposta é não. Se com 20% de carga restante, o aparelho alerta para bateria baixa, já dá para plugar o celular na tomada sem danos, segundo George Monte. “Você pode colocá-la para carregar sempre que quiser, porém note que a cada uma carga ‘completa’, equivalente a 100% dela, você vai contar um ciclo”, emendou Eronides Neto.
Aqui, a resposta é sim. Mas, não custa um lembrete de Monte: “o recomendado ao carregar é esperar atingir os 100% de carga para evitar danos e contagem de ciclos desnecessariamente”.
Acesse o site da nossa rádio: https://www.interativadovale.com/