De acordo com a nota enviada pelo órgão, um sistema de baixa pressão associado com uma frente fria (que desloca pelo mar), fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica favorecem o retorno das chuvas para o estado, especialmente para as cidades do Sul.
Os temporais isolados podem contar ainda com raios, rajadas de vento e chance de granizo, sendo mais intenso nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. A Defesa Civil estadual alerta que a estimativa é de 50 mm de chuva para as cidades do Litoral Sul, sendo que pode superar o valor de forma pontual.
A chuva começa pelo Extremo-Oeste ainda na madrugada desta terça-feira e atinge as demais regiões no decorrer do dia, se estendendo até a tarde da quarta-feira (22).
Por conta disso, o risco para ocorrências associadas aos temporais (rajadas de vento, raios e granizo) e chuva intensa (alagamentos e enxurradas) é moderado nas cidades do Litoral Sul, Planalto Sul, parte do Meio-Oeste, Oeste, Extremo-Oeste e parte da Grande Florianópolis.
Além disso, a formação de sistemas de baixa pressão no Sul do Brasil resultam na intensificação dos ventos em Santa Catarina, especialmente no Extremo-Oeste ao Litoral Sul do Estado a partir das 12h desta terça-feira (21) até 19h de quinta-feira (23).
De acordo com a Defesa Civil, o vento, de direção Norte/Noroeste, tem velocidade média entre 20 a 30 km/h e rajadas que podem superar os 70 km/h nas regiões do Litoral Sul, parte da Grande Florianópolis, Planalto Sul, Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste.
Como resultado, o órgão alerta para ocorrências associadas como queda de árvores, destelhamento e danos na rede elétrica .
A Defesa Civil de Santa Catarina orienta que, em caso de tempestades com ventos fortes e raios, as pessoas busquem um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.
Além disso, em local abrigado, fique longe das janelas, desligue aparelhos eletrônicos e fica a lembrança que os banheiros em alvenaria é considerado “muito seguro”. Na praia, jamais fique na água.
Em caso de alagamentos e inundações, a dica é que seja evitado o contato com as águas e que não dirija em locais alagados. Assim como evitar transitar em pontilhões e pontes submersas. Por fim, cuidado com as crianças próximas a rios e ribeirões.
Litoral Norte: 12°C / 22°C;
Planalto Norte: 8°C / 22°C;
Grande Florianópolis Litorânea: 12°C / 23°C;
Grande Florianópolis Serrana: 8°C / 18°C;
Vale do Itajaí: 9°C / 15°C;
Litoral Sul: 9°C / 18°C;
Planalto Sul: 2°C / 17°C;
Meio-Oeste: 8°C / 19°C;
Oeste: 10°C / 22°C;
Extremo-Oeste: 13°C / 25°C.